“Estabilização” / Tratamento Permanente de Solos

Algumas observações são importantes no momento da escolha do de produtos estabilizadores de solos iônicos.

Chamar o produto Con-Aid/CBRPlus de Estabilizador do solo não é o termo correto, mas é termo comumente usado no mercado brasileiro. Tratamento permanente de solos seria o mais correto, pois é o único produto no mercado mundial e brasileiro onde se realiza apenas 01 aplicação.

Uma vez que os minerais de argilas e siltes entram em contato com as moléculas do produto, ocorre uma mudança química permanente da estrutura da molécula. Esta mudança é permanente e impossível de ser alterada. Hoje, temos estradas ao redor do mundo com mais de 30 anos e no Brasil com mais de 07 anos em perfeito estado.

A grande diferença desta tecnologia é a impermeabilização apenas das moléculas de argilas e siltes e não da camada tratada. Na natureza, siltes e argilas são capazes de atrair água para o interior dos minerais e a consequência disto é a plasticidade indesejada e perda de densidade. O produto possibilita uma impermeabilização permanente, minimizando tais catacterísticas. Por outro lado, uma mudança iônica ao redor das moléculas, que agora são capazes de se atraírem e não mais atraírem água.

Analisando outros produtos “similares”, suas características consistem na cimentação da camada com mudanças químicas apenas ao redor dos siltes e argilas. Trata-se de uma cimentação da camada com data de validade, pois as moléculas destes produtos são capazes de gerar maiores densidades através de ligações entre as moléculas de argilas e siltes, porém, ao passar do tempo, os produtos são lixiviadas para fora da estrutura com o tempo.  Portanto, tratam a causa e não o efeito, de maneira temporária.

ESTABILIZAÇÃO IÔNICA PERMANENTE E FLEXÍVEL: Outra questão importante é que apenas, de fato, o produto Con-Aid/CBRPlus, gera uma “estabilização” flexível, onde a cimentação ocorre apenas nas moléculas de argilas e siltes e não em toda a camada. Isto significa, que a camada tratada pode ser utilizada como Camada de Rolamento e não está suscetível a trincas decorrentes do subleito. Trincas são comuns em produtos que geram cimentação ou estabiizaçoes tipo solo-cal ou solo-cimento, comprometendo possíveis manutenções e capas asfálticas em estradas de baixo custo.

MANUTENÇÃO: Pelas características do produto Con-Aid/CBRPlus é o único produto que possibilita a realização de manutenções posteriores pela não cimentação da camada. A manutenção é realizada apenas com umedecimento da camada tratada e a utilização de lâmina de motoniveladora, realizando uma regularização superficial.

A manutenção com outros produto é possível, porém, com necessidade de reaplicação de produto e com muitas dificuldades na homogeneização, uma vez que são estabilizações rígidas não mudando a estrtuturas naturais de argilas e siltes.

É por características simples, porém preciosas em avaliações técnicas, que o produto é mais indicado para “estabilização”  TRATAMENTO PERMANENTE DE SOLOS, para utilização em CAMADA DE ROLAMENTO.  Através de estudos, publicações  e comprovações técnicas, o produto hoje possui linhas de crédito pré-aprovadas tanto no Banco Mundial como BID, para construção de ESTRADAS NÃO PAVIMENTADAS DE BAIXO CUSTO. Não é por acaso, que o produto é LÍDER MUNDIAL com presença em mais de 110 países há 32 anos.

Por: Ricardo Cruz

www.conaidbrasil.com

CON-AID/CBRPLUS: ESTABILIZADOR LÍQUIDO IÔNICO PERMANENTE DE SOLOS

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>